Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Acumulação de cargos de médico militar com o de professor de instituição pública de ensino

Publicado por Ricardo Silva
há 10 anos

Caso exista compatibilidade de horários, é possível a acumulação do cargo de médico militar com o de professor de instituição pública de ensino. Com base na interpretação sistemática dos arts. 37, XVI, c, 42, § 1º, e 142, § 3º, II, da CF, a jurisprudência do STJ admite a acumulação, por militares, de dois cargos privativos de médico ou profissionais de saúde, desde que o servidor não desempenhe funções típicas da atividade castrense. Nesse contexto, conclui-se que o fato de o profissional de saúde integrar os quadros de instituição militar não configura, por si só, impedimento à acumulação de cargos. No entanto, ela só será possível nas hipóteses previstas no art. 37, XVI, da CF, entre as quais se encontra a autorização de acumulação de um cargo de professor com outro técnico ou científico. Desse modo, deve-se considerar lícito, caso haja compatibilidade de horários, o acúmulo remunerado de um cargo de médico e outro de professor. Isso porque aquele possui natureza científica e sua ocupação pressupõe formação em área especializada do conhecimento, dotada de método próprio, de modo a caracterizar um cargo “técnico ou científico”, na forma em que disposto na alínea b do inciso XVI do art. 37 da CF. Ademais, não parece razoável admitir a acumulação de um cargo de professor com outro técnico ou científico por um lado e, por outro, eliminar desse universo o cargo de médico, cuja natureza científica é indiscutível.

RMS 39.157-GO, Rel. Min. Herman Benjamin, julgado em 26/2/2013.

Fonte: http://atualidadesdodireito.com.br/blog/2013/05/15/segunda-turma-direito-administrativo-acumulacao-de-cargos-de-medico-militar-comode-professor-de-instituicao-pública-de-ensino/..

  • Publicações2
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações341
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acumulacao-de-cargos-de-medico-militar-com-o-de-professor-de-instituicao-publica-de-ensino/112254979

Informações relacionadas

Benigno Núñez Novo, Advogado
Artigosano passado

Da acumulação de cargos públicos por militares

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Bom dia Ricardo,

Nesta mesma linha de raciocínio tenho um questionamento a fazer;

Seria possível a acumulação do cargo de enfermeiro plantonista em Hospital público de um determinado município com o de professor de instituição pública no mesmo município? Ambos efetivos desde que comprovado compatibilidade de horário de trabalho?

Outra situação seria a acumulação do cargo de enfermeiro em com vínculo efetivo num determinado município com o de assistente administrativo em outro município em estado diferente?

Aguardo contato. continuar lendo